ALERTA SARAMPO! Surto pode chegar a BH e cuidados devem ser redobrados

O registro de casos de sarampo nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro fez com que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Belo Horizonte emitisse um alerta para a população. A doença altamente contagiosa, pode ser transmitida por meio de secreções durante a tosse, espirro, fala e até pela respiração. De acordo com a diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da SMS, Lúcia Paixão, o ideal é que as pessoas verifiquem se tomaram todas as doses da tríplice viral, vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. 

“Nós temos que ter cuidado para evitar um reintrodução da doença na cidade. As pessoas devem estar adequadamente vacinadas, ou seja, entre um e 29 anos pelo menos duas doses da vacina tríplice viral, acima de 30 anos uma única dose”, explicou. 

O recomendado é que a primeira dose seja aplicada quando a criança completar um ano de idade e a segunda com um ano e três meses. Apesar disso, quem estiver irregular, pode tomar a vacina gratuitamente durante todo o ano no Posto de Saúde mais próximo. 

No caso de crianças com seis meses a 11 meses e 29 dias que vão ser deslocadas para São Paulo ou Rio de Janeiro, a recomendação é de que elas sejam vacinadas, mas que a dose seja descartada, ou seja, não conte como as duas obrigatórias. “É necessário ela estar protegida se houver necessidade dela deslocar para uma área onde está tendo a transmissão ativa da doença”, disse Lúcia Paixão. 

Dados

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, neste ano dois casos de sarampo foram registrados em Belo Horizonte em fevereiro e março. A transmissão ocorreu a partir de um estrangeiro vindo da Europa. A SMS pontuou que nenhum outro caso foi registrado até o momento, o que demonstra um quadro controlado da doença na capital mineira. 

Até esse mês, outros 35 casos de suspeita de sarampo foram notificados na secretaria, 24 já foram descartados e outros 11 aguardam o resultado dos exames.

Deixe um comentário