Conheça nossas principais ações no Barreiro

Localizada a sudoeste de Belo Horizonte, a região do Barreiro é formada por 54 bairros e 18 vilas, com 70mil domicílios que abrigam aproximadamente 300 mil habitantes.

Com 165 anos, a região tornou-se um pólo que integra Belo Horizonte a municípios vizinhos e tem grande potencial de desenvolvimento. Conheça nossas principais ações na região!

BACIA OLARIA JATOBÁ – MORADORES SÃO OUVIDOS E TRANSTORNOS SOLUCIONADOS

O andamento das obras na bacia dos Córregos Olaria e Jatobá, no Bairro Tirol, provocavam transtornos aos moradores da região que reclamavam do mau cheiro no local ocasionado por um esgoto que desaguava na bacia, além da grande quantidade de poeira que incomodava moradores e comerciantes. Após visitas técnicas do vereador Irlan Melo ao local e reuniões junto à Prefeitura e Copasa, o esgoto está sendo devidamente captado e, o entorno da obra, cercado. As medidas beneficiaram centenas de pessoas que passam pela obra, principalmente os comerciantes que, há tanto tempo, reivindicam a realização dessas melhorias. Além disso, o vereador Irlan Melo tem acompanhado e cobrado agilidade no andamento da obra para que este projeto seja o quanto antes concluído.


PARCERIA ENTRE ASSOCIAÇÃO TIROL ATIVO E VEREADOR IRLAN MELO TRANSFORMA ESPAÇO DEGRADADO EM HORTA COMUNITÁRIA


Em parceria com a Associação Tirol Ativo, o vereador Irlan Melo apresentou ao Secretário de Obras da PBH, a sugestão da instalação de uma horta comunitária em um espaço degradado no bairro Tirol. Após reuniões e visitas ao local, um convênio entre a PBH e a associação do bairro foi firmado e, a horta, instalada. O projeto foi uma importante ferramenta para interação social que abriu espaço para a produção de alimentos, acesso e disponibilidade dos mesmos de forma solidária, e oportunidade de trabalho e geração de renda. A horta comunitária do bairro Tirol é hoje referência em BH.


RUA CONHECIDA POR ALAGAMENTOS RECEBE OBRAS DE MELHORIAS


A falta de canalização na Avenida Senador Levindo Coelho e na rua Maria Gomes da Silva no bairro Tirol, provocava constantes alagamentos em períodos chuvosos na praça Deputado José Raimundo (pracinha do Tirol), um dos principais pontos de lazer do bairro. Procurado por moradores, o vereador Irlan Melo levou a demanda à PBH e, após reuniões e visitas técnicas ao local com órgãos responsáveis, as vias receberam a instalação de bueiros que acabaram com os constantes alagamentos.


PELO DIREITO À MORADIA – LOTEAMENTOS PODEM RECEBER REGULARIZAÇÃO


Moradores dos loteamentos Tirol 2 e 3, pleiteiam há anos pela regularização de seus imóveis, por isso solicitaram a intervenção do vereador Irlan Melo junto aos órgãos competentes. O vereador tem-se reunido com a Secretaria de Regulação Urbana e a Secretaria de Meio Ambiente e, em breve, os loteamentos serão devidamente regularizados, trazendo mais tranquilidade aos moradores.


SAÚDE DE QUALIDADE – VISITA TÉCNICA É REALIZADA E CENTRO DE SAÚDE TIROL RECEBE AMPLIAÇÃO


Saúde de qualidade é uma das principais demandas nas regionais de BH. Por isso, com o intuito de avaliar as condições estruturais e de atendimento oferecidas aos moradores, o vereador Irlan Melo realizou visitas técnicas aos centros de saúde Tirol e Regina. Em parceria com a comissão local de saúde e líderes comunitários, o vereador Irlan Melo reuniu-se com representantes da PBH e trouxe para o Centro de Saúde Tirol dois novos consultórios. A unidade de saúde realiza uma média de 700 atendimentos diários e a abertura de novos consultórios beneficiará cerca de 24 mil usuários.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RICCI PACE


O condomínio Ricce Pace, na região do Barreiro, abriga 144 famílias. Mas os moradores enfrentam há anos, a dificuldade de obter o título de propriedade. Procurado por moradores e líderes comunitários, desde o início do seu mandato o vereador Irlan Melo assumiu o compromisso de trabalhar para que os moradores recebessem, enfim, o título, e por isso tem atuado e se reunido com representantes da SUDECAP, URBEL e PBH para que dezenas de famílias se sintam mais seguras.


RUA EM QUE MORADORES FICAVAM ILHADOS RECEBE MELHORIAS


A rua Raimundo Apolinário no bairro Tirol, sofria com constantes alagamentos que, frequentemente, deixavam os moradores ilhados em suas residências. Após a visita técnica do vereador Irlan Melo acompanhado do secretário de obras Josué Valadão e líderes comunitários, a rua recebeu finalmente a instalação de uma galeria para captação de água. Uma mudança que beneficiou o dia a dia de várias famílias.


ALTERAÇÃO DE PONTO DE ÔNIBUS TRÁS SEGURANÇA AOS USUÁRIOS


É na Avenida Waldir Soeiro Emrich, mais conhecida como Via do Minério, que estão instalados os principais pontos de ônibus utilizados pelos moradores do bairro Novo das Indústrias. Entretanto, um deles dificultava a mobilidade dos moradores da região, visto que era muito longe da área residencial, oferecendo também, risco pelo auto fluxo de veículos que trafegam na via. Após visita técnica à região e reuniões entre o vereador Irlan Melo e a BHTrans, um novo ponto de ônibus foi instalado na via, facilitando a rotina de centenas de pessoas.


VEREADOR IRLAN MELO INTERVÉM E PRAÇA DO CRISTO SERÁ PRESERVADA


Já pensou uma grande antena de telefonia instalada em um dos principais cartões postais da cidade? Por mais inacreditável que possa parecer, isso quase aconteceu em um dos cartões postais de BH: A praça do Cristo no bairro Milionários. Em desacordo com o projeto, moradores procuraram o vereador Irlan Melo e solicitaram que pleiteasse pela anulação da proposta.
Após reuniões com o Prefeito Alexandre Kalil e audiências públicas sempre com a participação da comunidade, a obra foi interrompida e o projeto cancelado. Uma conquista de todos.


PELA SAÚDE – CENTROS DE SÁUDE TIROL E REGINA RECEBEM VISITA TÉCNICA

Saúde de qualidade é uma das principais demandas nas regionais de BH. Na região do Barreiro não é diferente. Por isso, com o intuito de avaliar as condições estruturais e de atendimento oferecidas aos moradores, o vereador Irlan Melo realizou visitas técnicas aos centros de saúde dos bairros Tirol e Regina. Ampliação das equipes, manutenção de consultórios e novos equipamentos, foram demandas constatadas pelo vereador, que as encaminhou à PBH cobrando melhorias.

HOSPITAL DO BARREIRO FUNCIONA 100% E VEREADOR IRLAN MELO TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA CONQUISTA


O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, na região do Barreiro, foi entregue oficialmente à população belo-horizontina com 100% dos leitos em 2018. Um presente para a cidade que, após 2 anos da inauguração, ainda não poderia usufruir totalmente do equipamento. O vereador Irlan Melo teve um papel fundamental para isso. Os aprovados no concurso público de 08/2014 não haviam sido convocados e estavam prestes a perder o direito de trabalhar, uma vez que o concurso venceria em agosto de 2017, sem que eles fossem convocados.
Com a intervenção de Irlan Melo, através de reuniões com o Vice-Prefeito e o Secretário de Saúde, os aprovados finalmente foram convocados e todos estão trabalhando, possibilitando assim, que o hospital pudesse ter seu pleno funcionamento.

FALTA DE ASFALTAMENTO QUE ERA DEMANDA ANTIGA DE MORADORES É ENFIM RESOLVIDA

Uma das demandas antigas do bairro Novo das Indústrias se referia à Rua Joel José de Carvalho. Parte da rua nunca havia recebido asfaltamento e era feita de pedras, o que trazia transtornos à pedestres e motoristas principalmente em períodos chuvosos. Há pedido de moradores o vereador Irlan Melo pleiteou junto aos órgãos responsáveis e, após reuniões com a Prefeitura, a rua foi asfaltada, o que trouxe mais qualidade de vida aos moradores do local. 

POSTE NO MEIO DA RUA – MORADORES SÃO OUVIDOS E A ALTERAÇÃO É FEITA

Um poste no meio da rua. Por mais inusitado que possa parecer, este fato chamava atenção na rua Milton Vieira Chaves, no bairro Novo das Indústrias. Os moradores do bairro solicitavam, há anos, que a situação fosse resolvida, mas sempre tinham um retorno negativo dos órgãos competentes. O vereador Irlan Melo reuniu-se então com representantes da regional oeste, Cemig e PBH, cobrando uma solução para o problema. Hoje, para tranquilidade dos moradores do bairro, o poste da rua Milton Vieira Chaves foi reajustado, respeitando as normas e a passagem dos moradores do bairro. 

LAZER E DIVERSÃO – RUA DA ALEGRIA ATRAI CRIANÇAS E FAMÍLIAS DO NOVO DAS INDÚSTRIAS

O Dia das Crianças no bairro Novo das Indústrias é dia de festa. O vereador Irlan Melo realiza anualmente no bairro,a “Rua da Alegria Acorda BH”. Com o intuito de gerar um dia inteiro de entretenimento e lazer para crianças e famílias, o evento conta com oficinas gratuitas de corte de cabelo, pintura facial, artesanato, pipas, além de participarem de brincadeiras e dinâmicas. O evento é 100% gratuito e é fruto da parceria do vereador Irlan Melo com diversos parceiros que contribuem para que centenas de crianças da região celebrem o Dia das Crianças de forma especial. 

ESPAÇO USADO PARA DESCARTE IRREGULAR É REVITALIZADO 

Uma pequena área na entrada do bairro Novo das Indústrias trazia desconforto aos moradores, que tentavamtrazer utilidade ao local que, há anos, era usado como espaço para descarte irregular. Após solicitações do vereador Irlan Melo, o local foi limpo e, o espaço onde antes era tomado pelo lixo, está revitalizado e agora dá lugar a um pequeno jardim. 

ILUMINAÇÃO TRÁS MAIS SEGURANÇA

Insegurança é o que sentiam os moradores do Beco nove no bairro Novo das Indústrias. No local faltava iluminação adequada e era comum relatos de assaltos a moradores que passavam por lá. O vereador Irlan Melo solicitou providências junto à Copasa e Prefeitura, e o Beco Nove recebeu, enfim, a iluminação necessária. Ir e vir com segurança é um direito de todos. 

MOBILIDADE – ALTERAÇÃO DE PONTO DE ÔNIBUS TRÁS SEGURANÇA AOS USUÁRIOS

É na Avenida Waldir Soeiro Emrich, mais conhecida como Via do Minério, que estão instalados os principais pontos de ônibus utilizados pelos moradores do bairro Novo das Indústrias. Entretanto, um deles dificultava a mobilidade dos moradores da região, visto que era muito longe da área residencial, oferecendo também,  risco pelo auto fluxo de veículos que trafegam na via. Após visita técnica à região e reuniões entre o vereador Irlan Melo e a BHTrans, um novo ponto de ônibus foi instalado na via, facilitando a rotina de centenas de pessoas.   

REVITALIAÇÃO DE CORRIMÃOS FACILITA DIA A DIA DE MORADORES

Uma das formas que os moradores do bairro Novo das Indústrias têm de acessar a Avenida Waldyr Soeiro Emrich(via em que passam as principais linhas de ônibus da região), é através de escadarias na lateral da via. 

Entretanto, as escadas apresentavam avarias, degraus quebrados e, a falta de manutenção do local trazia insegurança a quem transitava por ele. Após solicitações do vereador Irlan Melo junto à Prefeitura, as escadas foram totalmente revitalizadas. Uma mudança que trouxe mais segurança ao dia a dia dos moradores do bairro.

UM SONHO CHAMADO RUA DEZ

A acessibilidade no local praticamente não existia. Íngreme, sem pavimentação, dividida em três quarteirões, sendo dois deles com escadarias para trânsito de pedestres, e um canal a céu aberto para escoamento de águas pluviais, a rua Dez, no bairro Novo das Indústrias sempre foi um desafio principalmente para idosos e pessoas com deficiência.

Tornando-se uma das prioridades do trabalho do vereador Irlan Melo no bairro Novo das Indústrias, ele levou até a rua Dez, representantes da Sudecap, Secretaria de Obras, Regional Barreiro, Copasa, dentre outros órgãos, a fim de cobrar soluções durante várias visitas.

Apesar das inúmeras respostas negativas e da complexidade das obras necessárias para a Rua Dez, vereador Irlan Melo continuou insistindo, fez abaixo assinado e diversas reuniões e, agora, para alegria dos moradores da Rua Dez, e de todos do bairro Novo das Indústrias, as obras no local, aguardadas há anos se INICIARAM!

Uma conquista que representa qualidade de vida, cidadania e respeito. Uma parceria do vereador Irlan Melo com a comunidade do bairro NOVO DAS INDÚSTRIAS.

MAIS DIGNIDADE: BECO 9 RECEBE OBRAS DE CAPACITAÇÃO DE ESGOTO

Um esgoto a céu aberto é o quintal dos moradores do Beco 9, localizado no Bairro Novo das Indústrias, Regional Barreiro, que há anos lutam por condições básicas de saneamento.

Irlan Melo desde o início do seu trabalho como vereador da capital, têm visitado o local e cobrado providências do poder público: representantes da Urbel, Regional Barreiro, Sudecap e Copasa, para que a situação fosse avaliada de perto e um posicionamento fosse dado aos moradores.

O esforço tem dado resultados. Uma limpeza no local foi feita e a Prefeitura iniciou a execução de uma grande obra que contará com um túnel que irá levar o esgoto para o outro lado da Via do Minério, proporcionando aos moradores mais dignidade, saúde e saneamento.

O vereador se comprometeu a continuar cobrando uma ação efetiva dos órgãos competentes, visto que a situação da rua 9 se faz urgente.


DR. CRISTIANO REZENDE RECEBE MELHORIAS

No bairro Novo das Indústrias, região do Barreiro, uma rua chamava a atenção. A rua Dr. Cristiano Rezende necessitava de várias obras estruturais urgentes e, a ser procurado por moradores e líderes comunitários, o vereador Irlan Melo realizou várias visitas ao local e cobrou da PBH que os devidos reparos fossem realizados.

Agora, a rua já começou a ganhar cara nova e as obras estão a todo vapor.



Com mais de 160 anos, a região tornou-se um pólo que integra Belo Horizonte a municípios vizinhos e tem grande potencial de desenvolvimento.s do bairro. 

Deixe um comentário