Segurança de brinquedos em parques infantis é pauta em PL do Vereador Irlan Melo

Segurança de brinquedos em parques infantis é pauta em PL do Vereador Irlan Melo

Objetivo é evitar problemas relacionados à falta de manutenção, instalação inadequada e falta de supervisão

O Projeto de Lei 513/2018, que pretende alterar o Código de Posturas com o objetivo de dispor sobre normas de segurança e de manutenção em brinquedos de parques infantis localizados em áreas de uso coletivo, públicas ou privadas.

De autoria do vereador Irlan Melo (PSD), a proposição determina que os parques infantis localizados em áreas de uso coletivo, públicas ou privadas, devam ser construídos e mantidos em conformidade com as determinações da norma NBR 14350 (Segurança de Brinquedos de Playground) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ou de outra norma que venha a sucedê-la.

O projeto também estabelece que responsáveis pela administração das áreas de uso coletivo, públicas ou privadas, providenciem para que os parques infantis localizados em suas dependências sejam vistoriados, anualmente, por engenheiro legalmente habilitado. O resultado da vistoria deverá ser um laudo técnico que aponte a necessidade de reforma ou de substituição dos aparelhos. Este laudo deverá ficar disponível durante um ano para fins de fiscalização dos serviços executados, e os reparos nele apontados deverão ser providenciados no prazo de um mês, sob pena de interdição do parque infantil.

Além da vistoria anual, os responsáveis pela administração das áreas de uso coletivo, públicas ou privadas, deverão providenciar manutenções semestrais preventivas. Entre os serviços de manutenção preventiva, incluem-se, pelo menos, a revisão geral de parafusos e outros elementos de fixação; a revisão e reforço de pontos de solda em brinquedos metálicos; a revisão e conserto dos encaixes em brinquedos construídos de tora de eucalipto ou de outro tipo de madeira; e lixamento e pintura dos equipamentos.

Ainda conforme o projeto, o estabelecimento que descumprir estes dispositivos será multado em R$ 1 mil e, em caso de reincidência, a multa terá o valor R$ 2 mil a cada reincidência. Após a segunda reincidência, o estabelecimento será fechado, sem prazo, até a sua total regularização.

Ao justificar o projeto, o seu autor argumenta que, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), grande parte dos problemas dos brinquedos de playground está na falta de manutenção, na instalação inadequada e na falta de supervisão, questões que poderão vir a ser resolvidas caso a proposição entre em vigor.

Segurança de brinquedos em parques infantis é pauta em PL do Vereador Irlan Melo

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte completa nesta quarta-feira (25/8) 18 anos

Confira todas as nossas leis

Acompanhe o nosso trabalho em todas nossas redes sociais:

Instagram:@irlan.melo

Facebook: Irlan Melo

Twitter: @irlanmelo

Youtube:Irlan Melo

Contato(31) 3555-1153

Vereador Irlan Melo, pelo seu direito e pela justiça.

Trabalho e resultado outra vez!

Acompanhe o nosso mandato!

Fale com o Vereador Irlan Melo

Gostaria de fazer alguma solicitação para sua rua, bairro ou comunidade? Tem vontade de conhecer o gabinete do vereador Irlan Melo e tomar um cafezinho com ele? Pode parecer algo distante, mas não é!

Basta preencher o formulário abaixo que a equipe do Vereador Irlan Melo entrará em contato com você.

Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso Gabinete: (31) 3555-1153.O nome e a foto associados à sua Conta do Google serão registrados quando você fizer upload de arquivos e enviar este formulário.

Os arquivos enviados por upload serão compartilhados fora da organização a que pertencem.

Preencha o formulário

Deixe um comentário