Vereador Irlan Melo estará no Bairro Havaí para verificar falhas de drenagem

Vereador Irlan Melo estará no Bairro Havaí para verificar falhas de drenagem

Prejuízos causados pelas águas das chuvas, que adentram as casas e trazem sujeira, preocupam moradores

A chegada do mês de outubro anuncia a possibilidade de pancadas de chuva e tempestades em Belo Horizonte, conforme previsão da meteorologia. Com isso, moradores de vales e encostas ficam em alerta. No Bairro Havaí, Região Oeste da cidade, quem mora nas Ruas Represa e Papoula Azul conhece bem os problemas da falta de um sistema de drenagem pluvial eficiente. Mais de uma vez já tiveram suas casas invadidas pela água, que traz lama e causa destruição. A situação nos dois endereços será verificada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, a pedido do vereador Irlan Melo (PSD), na próxima terça-feira (5/10), às 9h30, e na quarta-feira (6/10), no mesmo horário.

Rua da Represa

Irlan Melo explica que a Rua da Represa, próximo ao nº 211, tem sistema de captação de água insuficiente, e conta com apenas dois bueiros, o que justifica a fiscalização e debate de execução de obra de drenagem pluvial no local. Em dias de chuva, a água escoa pela rua e invade as residências locais. Melo acrescenta que o desmatamento de parte da Mata da Represa para a construção de um empreendimento imobiliário prejudicou ainda mais a captação da água pluvial da rua. O vereador diz que a sujeira que escoa pela via adentra os imóveis, causando prejuízos e aborrecimentos aos residentes. Diante da iminente chegada do período de chuvas intensas em Minas Gerais, os moradores estão receosos dos possíveis danos que podem vir a acontecer.

Os convidados sugeridos para acompanhar a visita são: o coordenador de Atendimento Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta Neto; o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão; e o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Carlos Eduardo Tavares de Castro.

Rua Papoula Azul

A ineficácia do sistema de drenagem na Rua Papoula Azul, na altura do nº 292, é também o motivo da segunda visita técnica. No texto do requerimento, Irlan Melo afirma que a água pluvial da Rua Nicolina de Lima, na Vila Ventosa, desce pela Rua Maria Camargos Diniz e é lançada diretamente no barranco do final da Rua Papoula Azul, causando prejuízos aos moradores. No local há um sistema de drenagem antigo, destruído pela terra e entulho que descem em dias de chuva forte.

Segundo o vereador, os moradores desta rua já tiveram seus muros derrubados e as suas casas condenadas por risco de desabamento. Diante desta situação, eles lutam para a resolução do problema desde 2009. Apesar das reivindicações, “a Prefeitura mantém-se inerte aos laudos da Defesa Civil e aos requerimentos feitos para a solução da questão, que demandaria, em princípio, a construção de contenção e drenagem das águas pluviais na Rua Nicolina de Lima para impedir que elas desçam pela Rua Maria Camargos Diniz e sejam lançadas diretamente no barranco”.

Além dos convidados mencionados na primeira visita técnica, foram sugeridas as presenças do superintendente de Limpeza Urbana (SLU), Genedempsey Bicalho Cruz; o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Waldir Figueiredo Vieira; e o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite Pereira.

Confira nossas ações no Havaí

Acompanhe o nosso trabalho em todas nossas redes sociais:

Instagram:@irlan.melo

Facebook: Irlan Melo

Twitter: @irlanmelo

Youtube:Irlan Melo

Contato(31) 3555-1153

Vereador Irlan Melo, pelo seu direito e pela justiça.

Trabalho e resultado outra vez!

Deixe um comentário