Vereador Irlan Melo

Irlan Melo é advogado, professor e vereador de BH em seu segundo mandato, tendo neste, sido o 8°mais votado de BH.

É pai de quatro filhos e morador da região oeste de Belo Horizonte, e aos 45 anos de idade, sempre dedicados à família, Irlan desenvolve atividades sociais ao colocar em prática sua consciência como pai e
cidadão.

Em sua jornada profissional graduou-se em Teologia com o intuito de compreender melhor as relações e interações do ser humano. Irlan também é graduado e pós-graduado em Direito e participa frequentemente de programas na TV e rádio focado em esclarecer e orientar o cidadão acerca de seus direitos.

Como advogado é proprietário da Oliveira Melo Advogados Associados onde há mais de 23 anos atua em diferentes áreas profissionais e sociais, tendo sido convidado a ser Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MG. Já atuou no Procon-BH e sempre desenvolveu seu trabalho em prol dos menos favorecidos, na busca de um futuro melhor para todos.

Irlan é o idealizador do Movimento #AcordaBH, que tem por objetivo despertar os cidadãos de Belo Horizonte para seus direitos e as necessidades de melhorias em nossa cidade.

Como vereador em Belo Horizonte, atuou em diversas frentes na Câmara Municipal. Foi autor de mais de 19 leis como a que facilita a abertura de hospitais; a que concede obrigatoriedade de atendimento em libras; a lei que luta contra a pedofilia e outra contra a adulteração de combustíveis, ou a que possibilita a adoção de campos de futebol.

Visitou toda a cidade e conseguiu recursos necessários para melhorias na saúde e educação. Realizou visitas aos postos de saúde e escolas de BH onde verificou as condições estruturais e de atendimento de cada local.

Em sua primeira legislatura obteve inúmeras vitórias em favor da população como a construção de um novo centro de saúde no bairro Cabana e a ampliação de consultórios médicos no centro de saúde do bairro Tirol.

Na educação, realizou inúmeras visitas nas Escolas e EMEI’s da nossa cidade e conquistou diversas obras como a cobertura e reforma da quadra na E.M. Acadêmico Vivaldi; o elevador para acessibilidade de alunos na E.M. Oswaldo França Júnior; a reforma dos telhados e novos computadores para a E.M. Mestre Ataíde e as obras das coberturas da EMEI Cinquentenário.

Na Câmara Municipal o vereador Irlan Melo foi relator em três CPI’s. Na CPI da PBH Ativos que investigou irregularidades com os repasses indevidos e descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pela prefeitura fez um trabalho sério e de muita responsabilidade, na CPI das barragens denunciou o risco de desabastecimento hídrico em Belo Horizonte e com a CPI da PBH e Andrade Gutierrez investigou os indícios de pagamentos abusivos realizados pela prefeitura à construtora.

Desde o início de sua atuação como vereador, Irlan Melo se comprometeu a buscar soluções para o Anel Rodoviário. Tornou-se o autor da proposta das áreas de escape, alternativa que pode reduzir os acidentes na via e que já está em fase de projeto que será, em breve, instalado.

Um de seus maiores compromissos é também com as pessoas com deficiência. Desenvolveu vários projetos e leis a fim de defender os direitos deste público. Realizou seminários para ouvir e criar a lei municipal de inclusão, visitou locais públicos a fim de cobrar mais acessibilidade, criou uma lei que garante atendimento em libras nas repartições públicas, dentre outras propostas.

O vereador Irlan Melo sempre esteve perto, ouvindo as pessoas, compreendendo e trabalhando por soluções em todas as regionais de BH. Assim como em seu primeiro mandato, Irlan segue comprometido em tornar BH uma cidade melhor.