Coronavírus: Prefeitura de BH começa testagem em massa nesta terça-feira (19)

Começa nesta terça-feira (19) a testagem em massa da população de Belo Horizonte por meio de exame de sangue com o objetivo de se verificar em que pé está a circulação do novo coronavírus (Covid-19) pela capital mineira.

O plano da prefeitura foi anunciado nessa segunda (18), com três etapas de 30 mil testes cada uma, feita de 14 em 14 dias, começando com profissionais da saúde das redes privada e pública, seguindo pelos trabalhadores do transporte coletivo e terminando com atendentes e caixas de supermercados, padarias, farmácias e drogarias.

Todos os grupos são de trabalhadores de serviços essenciais, ou seja, que ficaram menos isolados e consequentemente mais expostos ao vírus.

“Com o resultado, vamos conseguir verificar como está a circulação do vírus e a imunidade desses segmentos da população, que exercem atividades essenciais. Nossa expectativa é testar 30 mil habitantes por milhão, o dobro do que foi realizado na Coreia do Sul”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

O objetivo dessa testagem, além de verificar a presença do vírus, é perceber também os anticorpos desenvolvidos pelas pessoas que foram infectadas, por isso, o trabalho vai ser feito também em pessoas sem sintomas da doença. A partir disso, será possível traçar melhor o planejamento para a flexibilização nas regras de isolamento social.

O teste só será realizado nas pessoas que assinarem um termo permitindo a coleta de sangue e dos dados, que serão realizadas nos locais de trabalho dos participantes e incluirá questionário composto por dados de identificação e eventuais sintomas. O sigilo está garantido aos participantes e eles receberão orientações específicas em função do resultado do teste.

Mais uma vez, tive a oportunidade de manifestar na Câmara Municipal, sobre a necessidade de estarmos buscando soluções…

Publicado por Irlan Melo em Quinta-feira, 14 de maio de 2020

Fonte: O Tempo

Deixe um comentário