Reabertura: Lojas e shoppings podem abrir aos sábados, anuncia prefeitura de BH

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (11), a prefeitura de Belo Horizonte anunciou que lojas de rua e shoppings podem agora funcionar aos sábados, além dos horários já permitidos anteriormente. A medida já é válida a partir de amanhã (12 de setembro).

O comércio de rua pode abrir entre 9h e 17h no primeiro dia do fim de semana e, em dias úteis, entre 11h e 19h. Shoppings podem funcionar de segunda a sábado de 12h às 20h, conforme anunciado pela equipe de Alexandre Kalil (PSD).

A prefeitura também anunciou a reabertura de três parques, além dos espaços públicos que já estavam autorizados.  São eles o Parque Ecológico Renato Azeredo, no bairro Palmares, o parque Aggeo Pio Sobrinho, no Buritis, e o parque da Serra do Curral, no limite do município.

As praças já estavam reabertas desde o último dia 20 na capital, quando o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou a nova etapa da flexibilização. 

Academias

Em nova etapa da flexibilização do isolamento social, a prefeitura de Belo Horizonte também liberou a prática de atividades coletivas em academias de ginástica a partir da semana que vem. Com isso, ficam liberadas atividades como artes marciais e crossfit. Na semana passada, a prefeitura chegou a editar um decreto que liberava parcialmente esse tipo de atividades, mas recuou e proibiu.

Clubes recreativos permanecem fechados, e, segundo o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, estão sendo estudados protocolos para a liberação dos mesmos. Mas sem data para a publicação.

A reabertura de academias de ginástica foi liberada em 31 de agosto, 15 dias atrás, após 165 dias de fechamento.

Bares

O funcionamento de bares e restaurantes em Belo Horizonte com a venda de bebidas alcoólicas segue liberado só de sexta a domingo, de 17h às 22h. Os estabelecimentos podem funcionar para o almoço, mas sem a venda de bebidas alcoólicas. 

A equipe do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da Prefeitura de BH disse que, assim como combinado em reunião com a Abrasel (associação de bares e restaurantes) mediada no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a ampliação da reabertura para outros dias será avaliada na semana que vem. 

O funcionamento de bares e restaurantes no período noturno foi liberado no dia 4. Na reunião com a Abrasel, o prefeito Alexandre Kalil ficou de avaliar a possibilidade de ampliação da reabertura, baseando-se nos dados epidemiológicos de Belo Horizonte, 15 dias depois, ou seja no dia 19.

Integrante do comitê, o infectologista Carlos Starling ressaltou o alto risco de transmissão do coronavírus em bares e restaurantes, segundo estudo feito por universidades dos Estados Unidos. “Numa escala de 0 a 10, ficam em 9 na transmissão do vírus, porque para comer e beber as pessoas precisam tirar as máscaras”, afirma Starling. E acrescentou citando outro estudo feito por instituição britânica: “Máscara tem efeito muito semelhante à vacina do ponto de vista da eliminação viral”.

Fonte: O Tempo

Deixe um comentário